segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O espírito não para de evoluir

A vida é uma caminhada de aprimoramento constante. Essa é a compreensão do espiritismo, doutrina concebida por Allan Kardec. Segundo ele, o propósito a jornada terrena é a maturação da alma. Razão pela qual toda oportunidade é rica em aprendizado Texto Raphaela de Campos Mello tirada da revista Bons Fluidos

O Corpo é finito, mas não o espírito. Este cumprirá uma longa jornada pós morte. Por isso deve aproveitar cada minuto no plano terreno para somar pontos na escala da evolução.
Assim entende o espiritismo, doutrina fundada pelo francês Allan Kardec. A clareza em relação á brevidade da existência funciona com um alarme perene para os espíritas. O tempo evapora com pressa . Logo, é preciso que o potencial de aprendizado de cada situação seja aproveitado ao máximo. Mas de onde vem o estofo para converter adversidades em crescimento? A porção etérea e invisível  de muitas coisas: experiência, conhecimento, ideia, sonho e sentimento acumulados ao longo de sua existência. A inteligência os valores, as expressões de afeto e a consciência da individualidade resultam desse arcabouço. E, á medida que ele se expande a consciência  do ser se amplia. Logo, a proporcional á história de vida de cada um. O perfil do conhecimento que foi e está sendo vivenciado determina as habilidades, as potencialidades e as capacidades do espírito e, ao mesmo tempo, estabelece  o que ainda não sabe ou seja, suas limitações  e dificuldades. Enfim, a sua ignorância. Diante dos obstáculos, a tenacidade espiritual é colocada a prova. E, em vez de teme-los, os seguidores  dessa doutrina preferem encará-los como uma mola propulsora. Na falta de respostas e soluções, é preciso buscar um novo saber, uma nova atitude reformulada ou um sentimento diferente que pavimentem a rota da superação. Ao instigarem a edificação de novos conhecimentos e percepções que expandem os limites do espírito, as situações enfrentadas no cotidiano resultam ampliação da consciência de si mesmo, dos seres com os quais convivemos, da natureza, do universo, de Deus. Ou seja, os eventos que nos marcam fomentam a evolução. O objetivo da própria vida. Mais importante do que deixar os dissabores e a angústia  serem os principais gatilhos do aprendizado, é investir no esforço consciente, na vontade firme, na motivação adequada. Isso significa substituir a relação entre a dor e o aprimoramento pela ação engajada em prol do trabalho interior.
Kardec pregava que, uma vez consciente de suas limitações, o espírito deve adotar uma postura diante da vida que permita otimizar o conhecimento extraído de cada situação a ser digerida. Essa atitude é chamada de autoatualização permanente: exercício continuo de leitura que o homem faz de si mesmo, dos outros da cultura, do mundo, a vida. Espécie  de autoanalise  promotora de crescimento pessoal. De preferencia, insulflada  por motivação própria e pela incessante curiosidade acerca do cosmo.
Encorajados pelas ideias de Kardec, os adeptos da doutrina fundada no séc XIX compreendem que a cada novo conhecimento adquirido  situações  inéditas  poderão  ser enfrentadas. A evolução não para . Como dizia o mestre francês: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei.


Antes deu me tornar espirita kardecista, eu era muito nervosa, ainda sou, mas era meio revoltada por eu ter nascido com a deficiência física e receber muitos bullying no colégio, mas tive ´pais maravilhoso que  era espíritos evoluídos e me ajudaram muito eu me aceitar, mas só aprendi a me amar no ano de 2001, eu ia nas palestras e tomava passe todos os dias até que me chamaram para virar obreira da Casa Espírita que eu frequentava.  Nessa época passei a ser outra Karina, passei a observar mais e falar menos, as vezes as pessoas até achavam eu boba, e nisso rezava e pedia os amigos maiores para me auxiliar. e a ajuda vinha, sempre veio na hora certa, no momento que eu menos esperava, eu tinha uma resposta para tudo. E qdo tinha teste comigo.. Nossa tinha dia que eu tinha muitos teste do mundo espiritual, para eles vem o tamanho de minha fé, mas no último teste dentro da casa espírita que trabalhavam não passei. Talvez se tivesse sido mais serena e humilde tinha agido diferente, mas ñ sou perfeita e o espirita em geral erra bem mais que os que não são. Somos espíritos em busca de evolução, e somos feitos simples e ignorantes em busca da evolução. E como somos, erramos, acertamos, todos os dias as vezes erramos mais que acertamos, mas temos que agir na calma e pensar o que o mestre Jesus faria, amo Deus, Jesus e minha mãe Maria Santíssima, e os amigos espirituais nossa já tive doente e chama pelos irmãos da casa espírita da qual trabalhava e eles cuidarem de mim. Sempre que preciso de ajuda Jesus e os amigos maiores me auxiliam, e é pela minha fé que ainda vivo acreditando que dias melhores vão vir e que o mundo um dia vai ser diferentes, as pessoas vão se amar uma as outras como si mesma.. bjs e boa noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário