sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Para Celebrar a Vida ( Texto de Carlos Solano, extraído da Revista Bons Fluidos de agosto)

Quero arranjos de flores cheios de cura e boas intenções convidam a receber a primavera e estar perto de Deus

´´Feliz é o Homem ou a Mulher que tem amor, um cachorro e um jardim. Estes conquistaram o melhor que a vida pode oferecer´´, escreveu o jornalista Roberto Araújo no delicioso livro O poder do jardim(ed Europa). Para que não tem jardim, vale um vaso ou um arranjo bem bonito. Seu Antônio meu jardineiro, me orienta em quatro arranjos para receber a primaveia. Pegar uma flor é pegar na mão de Deus, ele diz.
´´Aceitar a vida como Deus quer é ter o pé na terra´´. ensina seu Antônio, que, no primeiro arranjo coloca essa intenção. Pedras e flores amarelas( margarida, lírio, rosa) para iluminar o caminhos, num vaso raso. Me inspirei ainda na roda da medicina índígena,  um tipo de jardim feito para o bem ou a cura de algo na casa. Ela pode ser feita com 13 pedras, até um vaso, diz ka Ribas, historiador. Usei flores também na areia molhada. A primeira pedra ou flor marca o centro, intenção principal quatro outras  em volta indicam as , direções, leste, oeste, norte e sul e as intenções  secundárias; e as oito restantes formam um anel externo.
Lembre- se de deixar uma oferenda sob as pedras ( um grão ou uma pétala) para as forças da natureza, diz Ka.
Folhagens um jarro de água ( cipó - imbé, costela de adão, pau-d´água) entregar a Deus, contornar e confiar, palpita o jardineiro. Mas pede-se que seja sinuoso e fluido, com as folhas em alturas diferentes. Essas flexibilidade vale ainda um jardim ecológico, que bem poderia incluir as plantas que nascem espontâneas, diz o paisagista Toni Backes. Para ele, esse seria um jardim distraído, onde contemplamos Deus em ação.
Um santo arranjo para sonhar ou elevar a vista ao céu....Divaga seu Antônio, deve ser , que feito com flores brancas que tem a pureza do divino, e ser redondo como o mundo.O lírio-da- paz é uma concha protetora; o copo de leite é um cálice que escuta o céu ; o perfume  puro das rosa alva atrai anjos bons. Me lembrei do Fabian Laszlo, aromaterapeuta que cuida dos jardins com óleos essenciais: para fortalecer as plantas( avencas e samambaias adoram),  ajuda a floração e frutificação e ele usa o alecrim do cerrado; violetas alegram-se com  o de lavanda; os óleos do tea tree, tagetes e nem combate pragas. Dilua duas gotas de 10 ml de álcool de cereais e misture em dois litros de água. Agite . Borrife a cada três dias.
Para dar fogosidade ao divino ou ver-me Nele, seu Antônio reúne flores vermelhas, pontigudas( helicônias, bromélias) apontando o alto. Lembro do belo livro Paisagismo para Celebrar  a vida( ed. Paisagem do Sul) de Toni Backes: A jardinagem ajuda a reintegração do ser humano com a natureza porque todos os elementos estão ali representados : terra, água, ar e fogo(Sol). Seu Antônio balança as barbas brancas e afirma: Verde perto, ver Deus perto!

Eu sou assinante da revista Bons fluidos e adoro os textos de Carlos Solano, acho magnifico e quando chega a revista logo vou ler o texto que ele coloca no mês e esse falou do começo da primavera de Deus mais perto de nós, nas plantas, nos rituais de fazer para ter uma grande harmonia e ter Deus mais perto de nós. Como mora em um apartamento não tenho jardim, mas um vaso eu sempre tenho.. Planta faz bem para o ambiente de nossa casa e tira vibrações ruins.Nessa sexta feira queria colocar algo para trazer um fim de semana mais harmônico para nós e nossa família para celebrar a vida e trazer paz.. Espero que vcs gostaram do texto e comente qualquer coisa.. bjs a todos e muita paz ... 
Resultado de imagem para vaso de flores  Resultado de imagem para vaso de floresResultado de imagem para vaso de floresResultado de imagem para vaso de flores
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário